Portugal fechou 2010 ‘no vermelho’ e enfrenta recessão de 0,8% este ano

credito-euroA economia portuguesa contraiu-se 0,3 por cento no último trimestre de 2010, face ao anterior, tendo crescido 1,3 por cento no homólogo, e deverá terminar 2011 com uma recessão de 0,8 por cento, estima o NECEP.
De acordo com a Folha Trimestral de Conjuntura do Núcleo de Estudos de Conjuntura da Universidade Católica (NECEP), Portugal já estava ‘no vermelho’ no último trimestre do ano passado, registando uma contracção de 0,3 por cento face ao trimestre anterior, mas registando uma melhoria de 1,3 por cento face ao último trimestre de 2009.

Para 2011, os economistas liderados por João Borges de Assunção avançam já com uma outra estimativa: “A nova previsão de variação anual do PIB para 2011 é de -0,8 por cento, reflectindo a nova informação adicional contida no Orçamento do Estado para 2011 sobre as medidas de consolidação das contas públicas, bem como os dados sobre o desempenho económico e da zona euro na segunda metade de 2010”, afirma a síntese do documento.

No conjunto do ano, o NECEP estima que Portugal tenha crescido 1,4 por cento, recuperando da queda de 2,5 por cento em 2009, mas entrando novamente em recessão este ano. “A nossa previsão é consistente com a previsão do Banco de Portugal e da maioria das instituições internacionais para a economia portuguesa em 2011”, sublinham os economistas.

Olhando para o Orçamento deste ano, os economistas opinam que “há um risco de necessidade de medidas adicionais em 2011 para atingir as metas orçamentais e isso pode pesar negativamente no desempenho da economia” portuguesa.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here