A equipa portuguesa a competir no Eurosurf 2013, o campeonato europeu de Surf por equipas, terminou o quarto dia de prova no terceiro lugar, mas ainda pode renovar o título conquistado em 2011 na Irlanda.
“Ainda está tudo em aberto, a única desvantagem que nós temos em relação aos franceses é que nós temos dois atletas de Longboard em nono e eles tiveram um segundo e um terceiro. Em relação aos espanhóis é que temos dois nonos e eles têm um quarto mas também um 13.º. Portanto está tudo em aberto, não há prováveis vencedores, nem prováveis vencidos”, afirmou José Manuel Braga, selecionador nacional de Surf.
Portugal está assim atrás da seleção francesa, que lidera a competição, e da espanhola, com onze atletas em prova dos treze que começaram a competição, por isso José Manuel Braga considerou ser “um dia feliz para a seleção portuguesa”.
No Bodyboard masculino, Manuel Centeno foi o primeiro português a entrar hoje dentro de água e na repescagem conseguiu garantir a passagem à meia-final onde já está apurado Hugo Pinheiro.
No surf feminino, Maria Abecasis e Ana Sarmento que competiram na mesma bateria conseguiram na repescagem garantir os dois primeiros lugares para passar à fase seguinte.
No surf masculino, José Ferreira conseguiu o primeiro lugar e Marlon Lipke o segundo lugar, garantindo assim a passagem às meias-finais assim como Felipe Jervis que liderou a sua bateria e conseguiu semelhante qualificação.
Já João Guedes, vice-campeão da Europa em 2011 vai ter de disputar a repescagem.
O final do dia ficou ainda marcado pela qualificação para as meias-finais de Rodrigo Herédia, no surf Master, e de Ruben Gonzalez, nos seniores.
Lusa