Os portugueses que sentiram o sismo de Norte a Sul do País mostraram-se assustados com a intensidade do mesmo.
‘Acordei com o ruído e o tremor e depois de perceber o que era, assustei-me’, disse Jerónimo, residente em Lagos, ao CM. Por outro lado, José Luís explica que ‘Em Santarém deu para assustar, tive o prédio a tremer’ e alega ter ligado para o CDOS daquela zona mas ninguém ter atendido o telefone. Já Cátia Oliveira, residente na Moita, na margem sul do Tejo confessa: ‘Não ganhei para o susto’.
Acordar sobressaltado e ver muitos objectos a tremer, nomeadamente móveis do quarto e da casa foi o que maior parte das pessoas diz ter sentido. Em algumas localidades a população saiu para a rua para tentar perceber o que estava a acontecer.
O sismo que foi sentido esta madrugada provocou 16 réplicas em todo o território de Portugal Continental mas até ao momento não foram contabilizados danos estruturais, de acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Um pouco por todo o País foram contabilizadas dezenas de chamadas telefónicas para o Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) ou para os bombeiros mas nenhuma das pessoas pediu ajuda ou socorro à excepção da Guarda onde existe uma situação que poderá estar relacionada com o tremor de terra. Os portugueses ligaram para as autoridades de emergência porque se sentiam assustados e queriam informações sobre aquilo que se estava a passar.
Durante a madrugada o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, reuniu de emergência com a Protecção Civil, no entanto, até ao momento não foram registados danos, apenas testemunhos de Norte a Sul do País de várias pessoas que sentiram a terra a tremer.
Recorde-se que esta madrugada um Um sismo de magnitude 6.0 na escala de Richter e cujo epicentro se localizou a cerca de 100 quilómetros a Oeste-Sudoeste do Cabo de São Vicente foi sentido em todo o território do Continente e teve intensidade máxima, V na escala de Mercalli modificada, na região de Lagos e Portimão, de acordo com o Instituto Português de Meteorologia. O sismo foi sentido em toda a Península Ibérica e também em Marrocos.