Se no Natal os portugueses optam por receber os seus, em casa, na passagem de ano os planos são outros. Apesar da crise, as mini-férias fora de portas continuam a ser muito procuradas e em muitas agências de viagens os destinos de sol, como as Caraíbas, estão já esgotados para a quadra festiva.
República Dominicana, Cuba e Brasil são os destinos de eleição para quem quer fugir ao frio e os preços estão praticamente iguais aos praticados na mesma época de 2008. Uma viagem pode custar «entre 800 e 1200 euros, o que significa um acréscimo de 5 a 10% devido à passagem de ano», refere Paula Ferreira, da Sagres Viagens e Turismo.
Luís Lourenço, presidente da Associação Portuguesa de Viagens e Turismo (APAVT), refere que os destinos de neve também são bastante procurados, apesar de os portugueses preferirem viajar até à portuguesa Serra da Estrela ou deslocarem-se à vizinha Espanha (Sierra Nevada, por exemplo).
E porque, no que concerne às viagens, o tempo também é dinheiro, saiba que ainda há bastantes vagas para a passagem de ano na Madeira ou nos Açores. Se escolher o Algarve, pode comer as passas, abrir o champanhe e passar três dias por 220 euros.