”Todas as formas são possíveis para poupar, aqui e ali, ao longo do mês. Deixar de fumar fará a diferença quando fizer as contas ao seu orçamento”, indica a Linha SOS em comunicado.
A Linha SOS – Deixar de Fumar (808 20 88 88) refere que “muitos são os portugueses com as poupanças a zero” devido à crise financeira, uma situação que poderá ser atenuada se os fumadores abdicarem do tabaco, cujo maço custa 4,20 euros.
O próprio serviço fez contas ao dinheiro que os portugueses podem poupar se deixarem de fumar: 126 euros em 30 dias e 1.530 euros ao ano.
“A poupança de dinheiro quando se deixa de fumar é clara e observável. Muitas vezes no aconselhamento e apoio a quem nos contacta na linha, sugerimos ao utente que ao longo do mês vá pondo de parte o dinheiro que iria gastar na compra do seu maço de tabaco habitual”, diz o psicólogo Paulo Vitória, da equipa de coordenação do serviço.
Paulo Vitória observa que “os resultados são visíveis e, este exemplo, serve de alerta e é uma motivação forte nos dias que correm para deixar de fumar”.
Uma motivação pode ser pensar numa compra há muito desejada e que pode ser realizada através desta poupança.
“Pense o que fará com esse dinheiro, para além do facto de recuperar a sua forma física, a sua saúde e a dos seus. Além de beneficiar gradualmente dos benefícios do não tabagismo, a sua carteira irá com toda a certeza sorrir”, salienta a Linha SOS – Deixar de Fumar.
Um estudo Eurobarómetro sobre as atitudes dos europeus face ao tabaco, promovido pela Comissão Europeia em 2012, refere que 23 por cento (%) dos inquiridos portugueses disseram ser fumadores e 15% ex-fumadores.
A iniciação do consumo de tabaco tem lugar, habitualmente, durante a adolescência ou no início da idade adulta, numa fase da vida em que a capacidade de decisão não se encontra ainda completamente desenvolvida.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), morrem por ano, em todo o mundo, cerca de 5,4 milhões de pessoas em resultado deste consumo, das quais 650 mil na União Europeia.
Se não forem adotadas medidas efetivas de prevenção e controlo, o número de mortes anuais, a nível mundial, poderá atingir os oito milhões dentro das próximas duas décadas, alerta a OMS.
A funcionar desde 2002, a Linha “SOS – Deixar de Fumar” é uma iniciativa do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva que conta com o apoio da Direção-Geral da Saúde.
Tem como missão informar sobre o tabagismo e os seus malefícios, bem como apoiar os fumadores que queiram deixar de fumar.
Lusa