A Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores considerou hoje, que os portugueses “são exemplares na sua integração nos países de acolhimento, assimilando parte dos hábitos e costumes, mas, no entanto, não são capazes de abandonar as suas raízes”
Ana Luís, que falava na sessão de abertura das Comemorações do Dia de Portugal em São José, Califórnia, dirigiu-se à comunidade portuguesa, aos seus representantes e líderes que, no Kelly Park, celebraram o Dia Maior da Nação Portuguesa, saudando em especial os açorianos, que neste Estado representam cerca de 90% da comunidade portuguesa, e deixou algumas palavras à comunidade portuguesa que se encontra na Venezuela, pela situação difícil vivida atualmente, salientando que “num mundo cada vez mais inseguro e intolerante, os portugueses sobressaem e são reconhecidos internacionalmente como uma sociedade pacífica e solidária”.
Depois de integrar a Parada do Dia de Portugal e de visitar o Portuguese Historical Museum, Ana Luís conviveu com a comunidade presente, sensibilizada pelo empenho e trabalho desenvolvido em prol da preservação da identidade nacional e da sua divulgação às gerações mais jovens.
Antes das celebrações, a Presidente da Assembleia Legislativa visitou a Rádio Comercial Portuguesa – KSQQ. Na sua conversa radiofónica, Ana Luís sublinhou a ação voluntária e altruísta demonstrada pelos membros desta comunidade para com a sua Pátria. Grata por todo o acolhimento, disse ser “emocionante sentir Portugal tão longe de casa” e confessou que parte para os Açores de “coração cheio”.