A possibilidade de sair de Ponta Delgada e chegar a quatro das cinco ilhas do Grupo Central em menos de 24 horas é uma das novidades da operação de transporte marítimo de passageiros que começa quarta-feira nos Açores.
Os horários prevêem, entre outras opções, que um passageiro possa sair na segunda-feira de Ponta Delgada às 11:00, chegando à Praia da Vitória (Terceira) às 17:30 e a Velas (S. Jorge) às 22:30.
Ainda nesta viagem estará às 00:30 em S. Roque (Pico), chegando às 03:00 à Horta (Faial), passando por quatro ilhas do Grupo Central em menos de 24 horas, apenas com a excepção da Graciosa.
Uma viagem entre Ponta Delgada e Praia da Vitória demora cerca de seis horas e custa 96 euros (ida e volta), enquanto uma deslocação da Praia da Vitória para a Horta ou Velas custa 64 euros.
Mais baratas ficam deslocações entre Horta e S. Roque ou entre S. Roque e Velas, que custam 22 euros.
Nos fins-de-semana são feitas ligações entre Ponta Delgada e Vila do Porto (Santa Maria), que demoram cerca de quatro horas e custam 56 euros.
Existem ainda tarifas para veículos e promoções para famílias, destinadas a casais com um filho e uma viatura, além de bilhetes especiais para não residentes, com possibilidade de visitar três ilhas.
O transporte marítimo de passageiros entre as ilhas do arquipélago açoriano, assegurado pela Atlântico Line, empresa de capitais públicos, decorre entre meados de Maio e finais de Setembro.
O primeiro navio, este ano o Expresso Santorini, começa a trabalhar a 13 de Maio, enquanto o segundo, ainda não divulgado, iniciará a operação a 15 de Junho.
Esta operação é aguardada sempre com expectativa pela população açoriana porque facilita a deslocação entre as ilhas, que, entre Outubro e Maio, apenas pode ser feita por avião, o que encarece bastante os custos das viagens.
Durante todo o ano, sempre que o mar o permitir, é possível fazer apenas a ligação entre as ilhas das Flores e do Corvo, as mais pequenas e as mais afastadas de Ponta Delgada.
Esta ligação é assegurada pela lancha Ariel, com um preço de 20 euros para ida e volta.
Na época baixa (Novembro e Dezembro) são realizadas duas viagens em cada sentido às terças-feiras e uma em cada sentido aos sábados.
Na época média (Abril, Maio, Junho, Setembro e Outubro) realizam-se duas viagens em cada sentido às terças, quintas e sábados.
Na época alta (Julho e Agosto) a lancha efectua duas viagens diárias em cada sentido, excepto às quintas e domingos.