Potenciar a “economia azul” é uma das prioridades do Governo Regional

O Secretário Regional dos Recursos Naturais manifestou hoje na Horta, a prioridade do governo regional para com os assuntos do mar, na pretendida consolidação das atividades marítimas e marinhas que “hoje são centrais na nossa vida e incentivar os grandes vetores que potenciarão de facto o desenvolvimento socioeconómico futuro assente na chamada economia azul”.

Luís Neto Viveiros, que apresentava na assembleia Regional a proposta de Plano e Orçamento para 2014, sublinhou que a estratégica do executivo para a região assenta em princípios que permitam ao arquipélago “continuar a ser uma região única no contexto nacional e europeu, pela forma sustentável com que nos relacionamos com o mar e com os seus recursos”.

Nesse âmbito Neto Viveiros destacou o arranque do projeto que levará à Escola do Mar dos Açores, que considera ser uma iniciativa âncora para o desenvolvimento das profissões do mar. “Pretende-se que este centro de formação seja de excelência e contribua para suprimir a demanda de marítimos certificados no mercado regional, mas que também funcione como um polo de atração de públicos externos com interesse nas profissões do mar tradicionais e emergentes”, sublinhou o governante.

O Plano para 2014 contempla ainda a continuação do projeto GEMAS, de prospeção de inertes costeiros, a continuação da monitorização da qualidade da água das zonas balneares açorianas identificadas, ações de defesa da orla costeira e para além das pescas e da navegação comercial e portuária, a formação de operadores marítimo-turísticos é percebida como uma área com grande capacidade de atração.

Segundo o Secretário Regional dos Recursos Naturais  o mar “é o passado, o presente, mas também é o nosso futuro” , “corre-nos nas veias”, reforçou Neto Viveiros.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here