“Há cada vez mais clientes nacionais e estrangeiros interessados em pernoitar nas Pousadas de Juventude quando visitam os Açores”, afirmou Sérgio Cabral, presidente do Conselho de Administração das Pousadas de Juventude dos Açores, em declarações à Lusa, frisando que “a porta está aberta a pessoas de todas as idades”.
Em abril, segundo Sérgio Cabral, a Pousada de Juventude de Ponta Delgada, em S. Miguel, era a quarta a nível nacional com mais reservas por parte da rede internacional de albergues.
Nos Açores existem atualmente cinco Pousadas da Juventude, nas ilhas de S. Miguel, Santa Maria, Terceira, S. Jorge e Pico, onde estão disponíveis 357 camas em quartos individuais e múltiplos.
Segundo Sérgio Cabral, os resultados que têm sido atingidos resultam “de um trabalho apurado de comunicação e imagem e da boa relação das Pousadas de Juventude dos Açores com a rede internacional de albergues”.
Esta rede, criada em 1935, abrange atualmente cerca de quatro mil albergues em todo o mundo, gerindo mais de três milhões de dormidas anuais.
Para Sérgio Cabral, o que distingue as pousadas açorianas é “o espírito jovial, o saber receber e o empenho para que os clientes partam satisfeitos”, mas também a “qualidade, conforto dos quartos e higiene das instalações”.
A Pousada de Juventude de Santa Maria, com capacidade para alojar 59 pessoas, é a mais recente da rede regional, tendo sido inaugurada em abril, mas já conta com cerca de 1.300 dormidas previstas até ao final do ano.
Lusa