O representante parlamentar do Partido Popular Monárquico (PPM) alertou hoje para o crescente número de gado que morreu nas últimas semanas na Ilha do Corvo, e que segundo Paulo Estevão, supera já a meia centena.
O deputado revela que o mau tempo que tem afetado a ilha, e que tem obrigado a cancelamentos sucessivos dos transportes de e para a ilha de pessoas e bens, nomeadamente de alimentos fibrosos para o gado, assim como os terrenos alagados devido às chuvas, são os responsáveis por esse número, que segundo informa “representa cerca de 6% do total de cabeças de gado da ilha”.
É nesse sentido que Paulo Estevão, insiste com o Governo Regional a preparar um plano de contingência para ocorrer a esta situação com urgência logo que as condições atmosféricas e do estado do mar permitam retomar as ligações e por conseguinte o abastecimento de alimento para os animais. “Solicitamos o máximo empenho do Governo Regional no sentido de colocar todos os recursos da administração regional da ilha ao dispor das necessidades dos agricultores locais, preparando medidas de apoio específicas aos agricultores e famílias afetadas e incluindo as reservas de alimentos fibrosos existentes, defende o PPM/Açores.
Sem ligações aéreas desde o domingo passado e sem ligações marítimas há duas semanas, as condições meteorológicas adversas que se tem feito sentir nos Açores, deixaram a Ilha do Corvo ainda mais insulada.