A posição do PPM/Açores surge depois de o secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, ter anunciado, em declarações à Lusa, que vai propor a alteração ao Conselho de Governo, dando sequência a uma petição nesse sentido disponível na Internet.
Num comunicado enviado à Lusa, o líder regional e nacional do PPM, Paulo Estêvão, defende que a designação das grandes infraestruturas “deve, sempre que possível, fazer referência direta ao coletivo comunitário onde estão localizadas”, pelo que considera de “absoluta justiça” que a aerogare continue a ter a designação da vila onde está instalada.
Por outro lado, entende que “não há vantagem em termos de visibilidade e reconhecimento internacional” com a mudança de nome, salientando que seria “trocar um nome internacionalmente conhecido (Lajes) por uma designação que a esmagadora maioria dos utentes e operadores desconheceria (Humberto Delgado)”.
Paulo Estêvão questiona ainda que Humberto Delgado tenha sido o ‘pai político’ da Base das Lajes, como refere a petição, ainda que reconheça o “papel relevante” que o general desempenhou no combate ao regime na eleição presidencial de 1958.
Lusa