Roberto Monteiro afirmou, durante a sessão solene comemorativa do 30.º aniversário da elevação da Praia da Vitória a cidade, que a “qualidade, inovação e cooperação serão os valores que vão orientar a estratégia de desenvolvimento municipal, porque os tempos atuais determinam a conceção de novos modelos de gestão e a adoção de estratégias claramente orientadas para os resultados”.
Considerou ainda que, em termos de qualidade, “não existe margem para o erro relevante”, sendo necessário “fazer melhor em menos tempo”.
Relativamente à inovação, frisou esperar “encontrar novos caminhos, novas soluções e novos projetos que permitam continuar o rumo do progresso sustentável e solidário para com os sectores mais débeis da nossa sociedade”.
Roberto Monteiro defendeu uma nova cultura política, económica e social assente “na poupança, solidariedade, transparência e rigor”, acrescentando que a acção do Executivo nos próximos anos se vai centrar em cinco áreas prioritárias, entre as quais a última fase das infraestruturas estruturantes para o concelho e a consolidação orçamental e financeira.
As outras são a realização dos novos instrumentos de ordenamento do território e gestão urbana, a elaboração e concretização do plano municipal de promoção da atividade económica e do emprego e o reforço da sustentabilidade da rede de solidariedade social.
Nos próximos quatro anos, Roberto Monteiro revelou que o concelho receberá 30 milhões de euros de investimento da responsabilidade do governo regional e da edilidade.