A Praia do Monte Verde, na Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, recebe a partir do próximo sábado o campeonato do mundo de surf júnior por selecções deste ano, batendo o número recorde de inscrições.
Com cerca de 400 atletas e perto de 1000 pessoas permanentemente no evento, o evento reúne selecções de 39 países.
Depois da etapa do circuito mundial de surf profissional, o Vissla ISA World Junior Championship vem mostrar todo o potencial das ondas açorianas ao mundo e servir de palco para se encontrarem os campeões do mundo de surf sub-16 e sub-18, masculinos e femininos, bem como a equipa campeã mundial.
Este será o primeiro campeonato após a decisão do Comité Olímpico Internacional, de incluir o surf como modalidade nos Jogos Olímpicos de 2020 e, por isso, uma excelente oportunidade para conhecer alguns dos surfistas que seguramente estarão presentes nesses Jogos.
A selecção norte-americana defende o título por equipas, mas terá forte concorrência por parte de selecções como a francesa, a australiana, a brasileira, a havaiana, ou até mesmo a equipa anfitriã – a portuguesa.
“Para a Federação Portuguesa de Surf, esta prova reflete a confiança que a ISA depositou na nossa estrutura, ao conceder-nos a organização deste importante evento. O apoio que o Turismo dos Açores e a VISSLA deram a este evento, acreditando no claro sucesso do mesmo, foram a parte fundamental para que a prova se realizasse em águas portuguesas. É a prova mais importante da federação mundial e, com a inclusão do surf e do skate nos jogos olímpicos, o evento certo onde poderemos vislumbrar os futuros campeões olímpicos! Boa sorte a todos e bem vindos aos Açores”, comentou João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf.
O Vissla ISA World Junior Championship terá início no próximo sábado de manhã, dia 17, com o desfile das nações pelas ruas da Ribeira Grande, ao estilo olímpico, tendo a competição inicio à tarde, nas ondas da Praia do Monte Verde, estendendo-se até dia 25.
O Vissla ISA World Junior Championship é organizado pela Federação Portuguesa de Surf e pela DAAZ Eventos, conta com o patrocínio do Turismo dos Açores e da VISSLA, os apoios da ISA – International Surfing Association, IPDJ – Instituto Português da Juventude e Desporto, D’Blanc, Azores Airlines, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Sumol e KIA, tendo como media partners a Surfline, Pasion Xtrema, Waves, Surfers Village, Coastal Watch, Vibras, Gravedad Zero, Surfos, Zig Zag, MagicSeaWeed, Viadeescape, The Inertia, RTP Açores e Puro Feeling.