A Câmara de Ribeira Grande abre a partir de amanhã, 12 de dezembro, o período de candidaturas para a atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior do concelho.
Esta medida, de âmbito social, “vai ao encontro das necessidades por que muitos estudantes do concelho estão a passar e poderá revelar-se determinante para o ingresso no ensino superior ou para a conclusão dos estudos daqueles que já os tendo iniciado viram-se confrontados com dificuldades financeiras acrescidas”, diz a autarquia, que fixou em trinta e cinco o número de bolsas de estudo a atribuir no ano letivo 2018/19, mais cinco em comparação com o ano anterior.
Este apoio, que será repartido por um máximo de dez prestações mensais, prevê ainda a atribuição de uma passagem aérea por ano letivo no caso de alunos deslocados – terá efeitos retroativos na medida em que o ano letivo iniciou-se em setembro passado.
Podem candidatar-se os alunos residentes no concelho da Ribeira Grande que se matriculem ou que já tenham ingressado no ensino superior, cujos agregados familiares apresentem dificuldades económicas devidamente comprovadas.
Considerando que “o acesso de todos os cidadãos à educação é um direito constitucional, a autarquia salienta que “a medida visa contribuir para a redução das desigualdades sociais que impedem o acesso generalizado dos jovens ao ensino superior”.
As candidaturas devem ser entregues presencialmente na divisão de Ação Social até 11 de janeiro de 2019. O formulário e o regulamento estão disponíveis no site www.cm-ribeiragrande.pt.