O prazo para a entrega de IRS para os trabalhadores dependentes ou pensionistas através da Internet termina quarta-feira, findo o qual as declarações poderão ser entregues acrescidas de uma multa.
Até às 24:00 de quarta-feira, os contribuintes poderão entregar as suas declarações de rendimentos relativas a 2008 via electrónica, no endereço http://www.e-financas.gov.pt.
O prazo em papel já terminou a 16 de Março.
Os dados do Fisco mostram que este ano foram entregues mais de 1,88 milhões de declarações de IRS, das quais 1,86 milhões foram de trabalhadores dependentes ou pensionistas (primeira fase) e os restantes 21 mil de trabalhadores independentes ou com outro tipo de rendimentos (segunda fase).
Em 2008, foram entregues quase 3,4 milhões de declarações de IRS pela net.
Os profissionais liberais podem entregar o seu IRS pela net entre 16 de Abril e 25 de Maio.
Depois de terminado o prazo legal de entrega, as declarações de IRS podem ser entregues à administração fiscal mas será cobrada uma multa, que é tanto maior quanto mais dias fora do prazo for feita a entrega.
Este ano, o governo decidiu antecipar o prazo de pagamento dos reembolsos, só para as entregas feitas pela Internet, para o final do mês seguinte àquele em que foi entregue a declaração.