As candidaturas à segunda edição do prémio anual “Ousar, Intervir, Melhorar”, que visa valorizar e divulgar o trabalho realizado pelas escolas no combate ao insucesso e abandono escolares, estão a decorrer até 31 de outubro.
Este prémio, destinado às unidades orgânicas do sistema educativo regional, prevê a atribuição de uma recompensa pecuniária aos melhores projetos desenvolvidos no ano letivo anterior, avaliados com base no impacto que tiveram em diversos indicadores no âmbito do sucesso escolar.
As candidaturas para os projetos desenvolvidos no ano letivo 2014-15 devem ser efetuadas online até ao último dia de outubro, sendo os vencedores divulgados até final de janeiro de 2016.
A criação deste prémio visa, entre outros aspetos, valorizar o trabalho realizado pelas escolas no combate ao insucesso e abandono escolares, contribuir para melhorar as condições de ensino e aprendizagem dos alunos, dar a conhecer aos seus pares, comunidade escolar e sociedade em geral os resultados do trabalho desenvolvido na unidade orgânica em prol do sucesso educativo e promover o sucesso escolar.
As candidaturas serão avaliadas com base no impacto que os projetos tiveram na melhoria de um ou mais dos seguintes indicadores no(s) ano(s) de escolaridade ou no(s) ciclo(s) de ensino em que o projeto foi implementado, designadamente a taxa de progressão, a taxa de desistência, a média das Provas Finais/Exames Nacionais, a assiduidade e a indisciplina.
O prémio será atribuído, em cerimónia pública, durante o segundo período do ano letivo 2015/2016.