O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou, em São Francisco, na Califórnia, que a participação dos Açores em eventos internacionais ligados ao espaço “é fundamental para aprofundar os conhecimentos e contactar com múltiplos intervenientes” nas mais diversas áreas ligadas a esta temática.
Gui Menezes, que falava à margem da conferência ‘NewSpace 2017: Convergence’, frisou que este tipo de eventos “é importante, acima de tudo, para poder explorar oportunidades para os Açores”.
Nesse sentido, salientou que teve oportunidade para reunir “com várias empresas importantes do setor espacial, nomeadamente a AirBus Ventures, a Planet e a Rocket Lab”.
“Quisemos obter informações sobre as atividades destas empresas e potenciar oportunidades para a Região”, afirmou o Secretário Regional, acrescentando que estas empresas, “apesar de estarem no mercado há relativamente poucos anos, destacam-se por serem disruptivas e inovadoras na sua forma de atuar”.
A conferência ‘NewSpace 2017: Convergence’ reuniu durante três dias todos os ‘players’ do setor espacial, nomeadamente ‘startups’ e empresas do setor já estabelecidas, agências governamentais, investidores privados e inovadores tecnológicos, tendo como principal foco de debate os desafios a curto, médio e longo prazo relacionados com o espaço.
Açores 24Horas / Gasc/Foto de Arquivo