Presença norte-amer​icana na Base das Lajes “não é assunto encerrado” – Vasco Cordeiro

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, entende que a presença militar norte-americana na Base das Lajes, na Ilha Terceira, “não é um assunto encerrado”, e que é necessário continuar a “trabalhar” nesta matéria.
O chefe do executivo açoriano, que falava hoje num encontro com membros do “Portuguese-American Leadership Council of the United States”, em Fall River, durante uma deslocação aos Estados Unidos, admitiu porém, estar satisfeito com a recente decisão dos norte-americanos de não reduzirem a sua presença militar nos Açores.
“A questão da redução da presença militar norte-americana na Base das Lajes não é um assunto encerrado”, disse, na ocasião, Vasco Cordeiro, para quem “há alguns aspetos que devem ser trazidos à consideração dos decisores sobre esta matéria para serem reavaliados”.
O presidente do Governo dos Açores referia-se ao facto de Portugal ser “um dos mais antigos aliados dos Estados Unidos”, e também ao impacto negativo que uma eventual redução militar norte-americana iria provocar “numa economia frágil” como a da ilha Terceira.
De acordo com uma nota informativa divulgada pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social, Vasco Cordeiro recordou o trabalho de sensibilização que tem sido realizado nos últimos meses junto de várias entidades e personalidades norte-americanas, como congressistas e senadores estaduais, e o Embaixador de Portugal em Washington, Nuno Brito.
“A continuação deste trabalho pode fazer valer pontos de vista que consideramos que devem ser tidos em conta nesta matéria”, adiantou o chefe do executivo, que entende que, nesta matéria, “ainda há desafios a vencer”.
Vasco Cordeiro está de visita aos Estados Unidos para participar como “convidado de honra” nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, consideradas uma das maiores manifestações culturais açorianas na diáspora.

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here