A Presidência do Governo Regional, na sequência da entrevista do líder do Grupo Parlamentar do CDS/PP – Açores, Artur Lima, ao Açoriano Oriental no último dia 22 (Dossiê ALRAA), emitiu uma nota contrariando afirmações sobre o número assessores afectos ao Gabinete do Presidente do Executivo.
Na nota difundida pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GaCS) lê-se que “não correspondem à verdade” as declarações em causa: “O Governo gasta à ‘fartazana’, (…) tem mais de 20 assessores, só o presidente do Governo no seu gabinete”.
“Prestam apoio directo ao Presidente do Governo dos Açores sete (7) assessores”, lê-se.
O esclarecimento refere ainda que conforme regulamentado, “os membros do Governo podem contratar colaboradores para prestação de apoio nas áreas da sua especialidade” e “nesta modalidade o Presidente do Governo dos Açores tem dois colaboradores”.
A mesma nota sublinha que quem presta apoio aos membros do Governo não adquire (…) qualquer vínculo à Administração Regional e cessa funções com as do respectivo membro do Governo. Além disso,lê-se, dois dos assessores desempenham funções de coordenação: uma na Delegação em Lisboa do Governo Regional e, outra, no GaCS.
Olímpia Granada (in AO)