Presidente da Câmara de Angra apela à responsabilidade da oposição

A presidente da Câmara de Angra do Heroísmo, Sofia Couto, defendeu hoje a “necessidade de consenso” no executivo municipal, apelando à responsabilidade dos partidos da oposição para que os munícipes não sejam prejudicados.

“Somos todos eleitos e todos temos responsabilidades. Em situação minoritária, a responsabilidade ainda é maior, inclusivamente para a oposição”, afirmou a autarca em declarações aos jornalistas no final de uma audiência com o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César.

Sofia Couto, eleita pelo PS, lidera o executivo municipal de Angra do Heroísmo, na Terceira, que é composto por três elementos do PS, três do PSD e um do CDS-PP.

A autarca assumiu o cargo em dezembro, depois da anterior presidente, também socialista, ter renunciado ao mandato por razões pessoais, numa decisão seguida pelos restantes dois elementos eleitos pelo PS.

A realização de eleições intercalares na câmara foi posta de lado após terem sido aceites as condições apresentadas pelo PS da Terceira na primeira reunião do executivo presidida por Sofia Couto. As duas medidas impostas eram a aprovação do plano e orçamento e a restituição da delegação de competências, retirada pela oposição ao anterior elenco camarário.

“O entendimento tem sido bom, apesar de alguns desentendimentos. Penso que isso vai continuar”, afirmou Sofia Couto, manifestando o desejo de que “os munícipes não sejam prejudicados” com eventuais desentendimentos com a oposição.

Por seu lado, Carlos César afirmou ser necessário que “a oposição compreenda que, tendo sido o PS a ganhar as eleições, é ao PS que compete governar”.

O presidente do executivo açoriano, que cumpriu o seu primeiro mandato sem maioria no parlamento regional, salientou que governar em minoria não permite uma gestão “tão viva e operacional” como quando existe maioria.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here