José Maria Ricciardi espera que a recuperação da Economia dos Estados Unidos da América dê os primeiros sinais no último trimestre do corrente ano de 2009.
O Presidente do BES-Investimentos acentuou hoje, em Ponta Delgada, a importância do factor psicológico da actual crise económico-financeira e garantiu que os Açores continuarão a merecer atenção previlegiada por parte do Banco, embora sempre num contexto de prudência, determinada pela crise.
Por sua vez, o secretário açoriano da Economia alertou hoje à tarde, perante uma plateia de empresários, economistas e bancários para a responsabilidade social das empresas que – adiantou – não devem utilizar as suas necessidades de reestruturação para procederem a despedimentos.
Vasco Cordeiro explicou que o Governo açoriano reagiu bem e depressa à crise, com um pacote de medidas, no terreno.
Os pacotes de incentivos económicos actuais estão, neste momento, em processo de reestruturação e agilização.
A referência de Vasco Cordeiro à responsabilidade social das empresas pode, muito bem, ser ententida como um ” aviso à navegação “, numa altura em que muitos empresários e economistas consideram que o pior aspecto da actual crise pode mesmo ser o crescimento do desemprego.