Presidente do Governo açoriano manifesta “profunda consternação” com a tragédia de Boston

O presidente do Governo dos Açores manifestou hoje “profunda consternação” com a tragédia de Boston, numa mensagem enviada ao governador do estado do Massachusetts, nos EUA, onde reside uma grande comunidade açoriana.
 

“O ataque cobarde aos cidadãos, à cidade de Boston e aos inúmeros participantes num dos seus eventos mais emblemáticos, resultante das bombas que deflagraram ontem, deve merecer uma forte condenação por parte de todas as autoridades que prezam e defendem os valores da liberdade e da tolerância”, escreveu Vasco Cordeiro na mensagem que enviou a Deval Patrick, citada num comunicado do Governo açoriano.

Para o presidente do Governo açoriano, as explosões que na segunda-feira mataram três pessoas em Boston, na zona onde estava instalada a meta da maratona da cidade, “merecem a mais veemente condenação e o mais absoluto repúdio”.

Vasco Cordeiro manifestou também “mais profundo pesar pela perda de vidas inocentes neste trágico acontecimento” e expressou “solidariedade para com as pessoas afetadas, a cidade de Boston e o Estado de Massachusetts”.

Segundo o mesmo comunicado do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro lembrou na mensagem as “fortes ligações” que existem entre os Açores e o Massachusetts por causa da comunidade açoriana que reside naquele estado.

O Governo dos Açores revela ainda que “segundo as informações disponíveis até ao momento, não existem açorianos” ou descendentes de emigrantes açorianos “entre as vítimas das explosões”.

As explosões registadas na segunda-feira perto da linha da meta da Maratona de Boston, que ainda não foram reivindicadas, causaram pelo menos três mortos e mais de 140 feridos e provocaram o pânico entre as dezenas de milhares de pessoas que assistiam ao evento desportivo.

Numa declaração transmitida via televisão, Barack Obama evitou referir a palavra “atentado”, garantindo que os autores das explosões serão responsabilizados.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here