O Presidente do Governo inaugurou hoje a lagoa artificial das Contendas, infraestrutura que foi pensada para contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos empresários agrícolas e de rentabilidade das suas explorações e que vai beneficiar cerca de 150 explorações pecuárias dos concelhos de Vila Franca do Campo, Ribeira Grande e Povoação, na ilha de São Miguel.
Vasco Cordeiro adiantou que nesta legislatura, os investimentos no abastecimento de água e energia elétrica às explorações e de melhoria da rede de caminhos, vão beneficiar cerca de 4.400 de agricultores em toda Região. “Na prática, inscrevemos na Carta Regional das Obras Públicas investimentos especificamente dirigidos para estas áreas num montante superior a 30 milhões de euros em várias ilhas da nossa Região, que vão contribuir para uma maior qualidade da produção, mas também para reforçar a competitividade das explorações, por via da redução de custos de produção”, salientou o Presidente do Governo.
Na cerimónia de inauguração, Vasco Cordeiro manifestou-se convicto que, em conjunto, será possível ultrapassar os desafios que o setor tem pela frente, bem como aproveitar as novas oportunidades resultantes da entrada em vigor de um novo período de programação financeira da União Europeia. “Programas como o POSEI ou os novos fundos comunitários na área da Agricultura e das Florestas são importantes instrumentos de financiamento porque consideram as nossas especificidades, o nosso meio rural e nossa condição arquipelágica. São, por isso, apesar dos desafios, uma oportunidade”, frisou Vasco Cordeiro, anunciando que a “proposta final da Região para apreciação das medidas e regras que vão vigorar no POSEI em 2015 será apresentada à Comissão Europeia até julho”.
A lagoa artificial das Contendas teve um investimento superior a 2,5 milhões de euros.