Presidente do Governo dos Açores manifesta pesar pela morte do escritor Daniel de Sá

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, manifestou hoje o seu “profundo pesar” pelo falecimento do escritor açoriano Daniel de Sá, natural da ilha de São Miguel.
Em declarações aos jornalistas, em Ponta Delgada, o chefe do executivo considerou que a morte de Daniel de Sá representa uma “grande perda para a cultura açoriana e para os Açores”.
“Foi com profundo pesar que tomei conhecimento do falecimento de Daniel de Sá, um vulto da cultura açoriana e um escritor que marca o panorama cultural dos Açores, com mais de uma dezena de obras”, afirmou Vasco Cordeiro.
O presidente do Governo lembrou que o escritor foi um “cidadão interventivo”, que estava sempre pronto para dar um “contributo muito relevante para os assuntos da sua terra”, em especial quando foi deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
“É, naturalmente, uma perda para a cultura açoriana e para os Açores e, por isso, gostaria, em meu nome pessoal e em nome do Governo dos Açores, de manifestar esse pesar e de endereçar à família enlutada as condolências pelo seu falecimento”, concluiu Vasco Cordeiro.
Também o líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, manifestou o seu pesar pelo falecimento do escritor e antigo deputado Daniel de Sá, referindo que o desaparecimento desta “grande figura” da literatura açoriana é uma “perda irreparável” na cultura insular e portuguesa contemporânea.
Duarte Freitas expressou também, em nome dos sociais-democratas açorianos, o seu pesar à família do escritor, realçando também as elevadas qualidades cívicas e políticas de Daniel de Sá, por ter sabido sempre “respeitar as diferenças ideológicas e as regras de um combate político leal e frontal”, colocando acima de tudo o interesse dos Açores e das suas gentes.
Daniel de Sá, autor de várias publicações, nasceu na Maia, ilha de São Miguel, a 2 de março de 1944 e faleceu hoje na sua residência.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here