O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, tendo demonstrado ao responsável o reconhecimento da Região pelo papel desempenhado por estes profissionais.
“A primeira palavra não pode ser senão a do reconhecimento por toda a disponibilidade, presença e cooperação que ao longo dos anos as Forças Armadas deram aos Açores e aos Açorianos”, disse José Manuel Bolieiro, no final da reunião tida no Palácio de Sant’Ana.
Quanto ao “histórico”, o Presidente do Governo deixou “palavras de gratidão” por todos os serviços prestados, sendo que ficaram hoje declarados “um conjunto de expetativas” para o futuro, em projetos de várias áreas.
Processos de melhorias tecnológicas e de avanços nas capacidades de comando e controlo do Comando Operacional dos Açores foram alguns dos comprometimentos que o governante enalteceu aos jornalistas.
A colaboração com o Serviço Regional de Saúde, nomeadamente na evacuação de doentes, foi também valorizada e enaltecida pelo Presidente do Governo.
José Manuel Bolieiro e o Almirante Silva Ribeiro visitaram depois a Bateria do Pico da Castanheira, caracterizada por um complexo fortificado subterrâneo.
O espaço, um “verdadeiro núcleo museológico” dos Açores e de Portugal no ramo da Defesa, merece, com “junção de forças e meios”, uma “solução que resgate” a sua “riqueza”.
A valorização do conhecimento e o seu potencial como elemento turístico são algumas das possibilidades que José Manuel Bolieiro antevê para a Bateria.
“Estou disponível para tudo para valorizar o património de Portugal, dos Açores, e da história militar e da Defesa”, concretizou.