O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou hoje um aviso de alerta vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, para as ilhas Flores e Corvo, na sequência de se preverem ventos fortes com rajadas que podem atingir os 140Km por hora. O mesmo comunicado alerta para a forte agitação marítima, prevendo-se um aumento de ondulação, durante toda a quarta feira.
Para o Grupo Central e Oriental, com aviso laranja, são esperados ventos com rajadas até 120km/h e 110km/h respetivamente, prevenindo o comunicado para aumento da ondulação marítima também nestas ilhas.
O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, não recomendando a pratica de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.