O acesso à montanha da ilha do Pico, nos Açores, o ponto mais alto do país, com 2.351 metros de altitude, estará encerrado entre hoje à noite e quarta-feira de manhã, devido às previsões de mau tempo.
A decisão foi tomada pelo Parque Natural de Ilha, com base nas condições meteorológicas e no aviso amarelo de precipitação e trovoada emitido hoje pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e é descrita como medida de “proteção e segurança dos visitantes”, de acordo com uma nota do Governo Regional dos Açores.
O encerramento da Casa da Montanha e a interdição preventiva de subidas à montanha irão vigorar entre as 20:00 de hoje (21:00 em Lisboa) e as 08:00 de quarta-feira, altura em que serão reavaliadas as condições e previsões meteorológicas.
O IPMA pôs hoje as ilhas do Grupo Central (Graciosa, Pico, São Jorge, Faial e Terceira) sob o aviso amarelo – o segundo menos grave de uma escala de quatro – devido às previsões de chuva forte e trovoada para as próximas horas.
A Proteção Civil dos Açores recomenda, entre outras medidas, especial cuidado na circulação junto da orla costeira, a desobstrução dos sistemas de escoamento e a fixação de estruturas soltas, como andaimes e placards.
Lusa