O primeiro bovino clonado em Portugal nasceu na passada semana nos Açores, é fêmea, chama-se Cloneta e está de perfeita saúde disse o professor universitário Moreira da Silva.
A Cloneta é fruto de um embrião produzido nos laboratórios do Grupo de Reprodução Animal do Departamento de Ciências Agrárias.
O processo «foi inovador» no sentido de que «é realizado a partir de uma célula de um embrião com sete dias produzido in vitro», explicou o investigador.
O embrião levou duas semanas a ser produzido em laboratório, tendo o processo começado no final do mês de Julho do ano passado, e transferido para a vaca receptora no mês de Agosto.
O objectivo do grupo de investigadores que trabalharam nesta clonagem foi «testar e aperfeiçoar a técnica para que o Laboratório de Reprodução Animal não ficasse à margem das técnicas e tecnologias ».
No futuro este trabalho, pode ter utilidade na produção de animais de elevados valores genéticos o que pode ser uma mais valia para a região.
Pode, também, ser útil «na recuperação de espécies animais que se encontrem em vias de extinção».
O projecto foi financiado pelo governo regional e pelo Centro de Investigação e Tecnologia Agrária da Universidade dos Açores (CITA).
in radiopico.com