Privatizaç​ão da elétrica dos Açores seria das “maiores mentiras da autonomia” – PSD

O presidente do PSD nos Açores, Duarte Freitas, afirmou hoje que o atual Governo Regional, liderado pelo socialista Vasco Cordeiro, protagonizará “uma das maiores mentiras da autonomia” se privatizar a elétrica da região, a EDA.
“Por falar em verdade e meias verdades, o que é verdadeiramente talvez a maior mentira, o maior logro da história da autonomia, é ter-se no programa do Governo há seis meses a afirmação contundente de que não se vai privatizar a EDA e, seis meses depois, querer privatizar a EDA, como pretende o senhor presidente do Governo [dos Açores]. Isso sim poderá ser uma das maiores mentiras da história da autonomia”, afirmou Duarte Freitas.
O líder do maior partido da oposição nos Açores falava aos jornalistas em Ponta Delgada, à margem da visita à escola Domingos Rebelo, e respondeu assim depois de ter sido confrontado com as acusações que lhe fez Vasco Cordeiro, no domingo, quando considerou que Duarte Freitas tem um “discurso de meia verdade” quando aponta “erros trágicos” em obras públicas que apoiou no passado, dando como exemplo as Scut de São Miguel.
“Aquilo que fiz foi aprovar no parlamento regional enquanto lá estava o modelo de financiamento das Scut. Esta é a verdade para a qual o senhor presidente do Governo me acusou me acusou de meia verdade”, afirmou.
Sobre a visita que fez hoje à escola Domingos Rebelo, durante a qual se reuniu com o Conselho Executivo, disse inserir-se no trabalho de acompanhamento de várias setores.
No caso da educação, disse haver uma “preocupação muito em especial”, apontando que dados recentes apontam para uma taxa de insucesso escolar e de abandono precoce da escola nos Açores que ronda os 43%.
“São números dramáticos, são os piores números de toda a União Europeia e que nos deixam muito preocupados, até porque estes números são paradoxais, tendo em conta que tivemos nos últimos 16 anos, 12 anos do mesmo secretário [regional da Educação, Álamo Menezes] e, portanto, completa estabilidade em termos políticos”, afirmou.
Duarte Freitas considerou que houve nestes anos “muitos muitos milhões de euros de investimento” na Educação “para este desastre que são os piores números da União Europeia em termos de insucesso escolar”.
“Deixa-nos altamente preocupados, ainda para mais agora quando um dos principais responsáveis deste insucesso se prepara para assumir outras funções políticas. Se calhar, já fez mal bastante à sociedade e à economia dos Açores”, acrescentou, numa referência à candidatura de José Gabriel Álamo de Meneses à Câmara de Angra do Heroísmo, na Terceira, nas autárquicas deste ano.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here