Problemas leiteiros diferem em todas as ilhas

No decurso do “périplo do leite”, iniciado no passado dia 23 de Outubro em São Miguel, a Eurodeputada Patrão Neves promoveu este fim-de-semana encontros com as Associações Agrícolas e dos Jovens Agricultores das ilhas Terceira, Faial e São Jorge.

Conforme tem sido sempre defendido por M. Patrão Neves, “importa manter uma presença regular em todas as ilhas, auscultando os diferentes sectores sócio-profissionais de acordo com os principais temas que forem estando em discussão no Parlamento Europeu e em que a defesa dos interesses dos Açores se imponha”. É necessário – acrescentou – “conhecer a realidade no terreno e reconhecer que cada uma das ilhas pode enfrentar diferentes dificuldade em relação a um mesmo problema”.

Patrão Neves referiu ainda que “no que concerne à lavoura, foi óbvio que as ilhas de Faial e de São Jorge apresentam problemas específicos relativamente às ilhas de São Miguel e Terceira, as grandes produtoras de leite”. Neste contexto, a Eurodeputada Patrão Neves considerou que “uma política de sustentabilidade e desenvolvimento do sector leiteiro nos Açores deverá ter em consideração as especificidades de algumas ilhas, comparativamente a S. Miguel e à Terceira, sendo pertinente desenvolver linhas de intervenção política diferenciadas”. Aliás – disse ainda – que “assim como não queremos que a EU olhe para os 27 Estados Membros sem atender às especificidades de cada um, também não podemos olhar para as 9 ilhas como se os problemas fossem iguais em todas. A mesma exigência que é feita na UE, de atenção a cada uma das suas regiões, nomeadamente aos Açores, também deveria ser uma realidade ao nível Regional, dando atenção a cada ilha, respeitando a sua especificidade.”

      Este périplo do leite irá encerrar com a auscultação da indústria, em reuniões agendadas durante o mês de Novembro.

      Todas as preocupações recolhidas serão compiladas e apresentadas pela própria deputada no gabinete da Comissária de Agricultura, enviadas ao grupo de Alto nível, presidido pelo Director-geral da DG AGRI e utilizadas pela Eurodeputada nos trabalhos Parlamentares.  

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here