Processo de descontaminação dos solos e aquíferos da Praia da Vitória em debate no Parlamento Açoriano

praia-vitoriaAs duvidas colocadas ao Executivo Açoriano pelo CDS/PP, sobre a descontaminação dos solos e aquíferos da Praia da Vitória CDS/PP, viram-se refletidas em toda a oposição, que coloca duvidas ao modo como o processo está a decorrer, no porquê da pouca transparência do processo e principalmente querem certezas quanto à qualidade da água que está a ser consumida no Concelho.

Segundo o Deputado do CDS-PP “o aquífero basal está contaminado; os aquíferos suspensos estão contaminados” e que “além de contaminados existe um grau de poluição elevado. Há risco, porque há poluição e, portanto, há perigo para a saúde pública. É isso que temos que dizer se quisermos ser sérios”, alertou Felix Rodrigues no decorrer dos trabalhos plenários desta quinta feira.

O Secretário Regional do Ambiente rejeita as acusações, e embora assuma que o processo decorra lentamente, assegurou que o executivo tem monitorizado, diretamente junto dos norte-americanos e através do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), os trabalhos de descontaminação iniciados em setembro de 2012.

Neto Viveiros assegura mesmo que de acordo com os últimos dados “não há qualquer risco” para a saúde pública associado a esta contaminação, e que a água da rede pública no concelho da Praia da Vitória é “de qualidade”.

O PS reitera a posição do executivo e defende que “não se devem promover campanhas alarmistas sobre esta matéria”, chegando Berto Messias a dar-se como garantia de que a água da Praia da Vitória está “boa para consumo”, uma vez que o deputado socialista a consome desde que nasceu e “está de boa saúde”.

A oposição por seu lado não se contenta com argumentos “não técnicos” solicitando ao Governo Regional que com urgência sejam efetuadas novas monotorizações e relatórios e que estes lhes sejam facultados periodicamente e atempadamente, contrariamente ao último relatório do LNEC que lhes foi “entregue na véspera do debate realizado hoje: “Ou o Governo acha que os deputados não levam o seu trabalho a sério, ou está a brincar com esta situação”, avaliou Zuraida Soares.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here