Embora com um valor inferior ao registado a nível nacional (2,4 por cento), a queda verificada no volume de leite entregue nas fábricas açorianas, que corresponde a mais de um quarto da produção do país, atingiu todas as ilhas do arquipélago.
Segundo o Serviço Regional de Estatística (SREA), a produção leiteira de S. Miguel baixou o ano passado de 340 milhões para 339 milhões, caindo na ilha Terceira de 138 milhões para 136 milhões de litros.
Em S. Jorge registou-se uma quebra de 29 milhões para 28 milhões e no Faial de 13 milhões para 12 milhões de litros.
Os dados do SREA indicam também que a produção de queijo registou no ano passado nos Açores uma queda de 29 mil para 28 mil toneladas, registando-se, em contrapartida, um aumento no volume de leite em pó (produto de menor valor acrescentado) saído das fábricas das ilhas de 16 mil para 17 mil toneladas.
Em 2010, o volume de vendas de bovinos enviados em vivo dos Açores para o exterior acusaram também uma quebra de 5,6 por cento, em termos de peso total.
Pelo contrário, os abates de bovinos nos matadouros das ilhas registaram no ano passado um incremento de 0,7 por cento, atingindo 11,6 mil toneladas.