Programa de Apoio à aquisição de Produtos Regionais movimentou mais de 10 milhões de euros em aquisição de produtos

produtos regionaisO Programa de Apoio à Restauração e Hotelaria para a Aquisição de Produtos Regionais apoiou, desde a sua criação em 2013, 254 restaurantes e unidades hoteleiras nos Açores, o que correspondeu a uma comparticipação na aquisição de mais de 10 milhões de euros de produtos açorianos e a um apoio superior a um milhão de euros”, afirmou esta sexta-feira o Vice-Presidente do Governo , em Angra do Heroísmo.

Sérgio Ávila, que falava na primeira cerimónia de distinção de empresas que utilizaram o máximo de apoios previstos no âmbito deste programa, salientou que importa assinalar o “sucesso e os excelentes resultados”, assim como a adesão e o empenho das empresas a esta iniciativa, que teve o objetivo de estimular a aquisição de produtos dos Açores.

“Comprar e consumir produtos dos Açores é também gerar e criar emprego”, frisou Sérgio Ávila, e nesse sentido, salientou os três vetores da estratégia que tem vindo a ser seguida, designadamente ao nível do fomento da exportação e através da “ativação e promoção da Marca Açores”, por via de “um conjunto de iniciativas de colocação de produtos noutros mercados e que tem resultado num grande aumento da exportação”.

O segundo e terceiro vetores, segundo Sérgio Ávila, referem-se ao consumo interno, por parte dos Açorianos, e ao consumo por quem visita o arquipélago, considerando que esse “é o grande desafio que se coloca também ao turismo nos Açores”.

Por um lado, afirmou o governante, “reforçar o crescimento, mas, particularmente, que esse crescimento se faça com cada vez mais impacto na economia” e de forma a que “o efeito multiplicador na criação de emprego e na riqueza gerada pelo turismo seja maior”.

Reafirmando o sucesso do programa de apoio à aquisição de produtos regionais, Sérgio Ávila anunciou que, considerando a implementação a partir de 2015 da Marca Açores, a portaria que regula as candidaturas vai ser alterada na próxima semana.

“Hoje posso anunciar que existem 1.671 produtos com a Marca Açores e, face a esta realidade, vamos alterar já no início da próxima semana este programa, passando a comparticipação pela aquisição de produtos a dirigir-se nos mesmos termos e nas mesmas percentagens à aquisição de produtos que tenham a Marca Açores”, afirmou o Vice-Presidente.

Esta medida permite, segundo Sérgio Ávila, “reforçar a valorização da Marca Açores e a marca identitária da Região e dos produtos açorianos”.

 

 

Açores 24Horas /Gacs

talholagoa1

 

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here