O projeto PESO DA SAÚDE|Alerta Obesidade chega este mês aos Açores e monta tenda na Praia das Milícias, em Ponta Delgada, e no Areal de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, de 26 a 29 de Agosto.
O programa itinerante PESO DA SAÚDE é uma ação de educação para a saúde que visa ajudar a compreender a obesidade como uma doença em si mesmo, que não sendo tratada pode desencadear várias outras doenças graves, aumenta o risco de vida e reduz drasticamente a qualidade de vida.
Os interessados poderão participar gratuitamente percorrendo 3 etapas de atividades, sendo que na primeira etapa é avaliada a composição corporal através da medição de 7 parâmetros e explicada a importância do índice de massa corporal para caracterizar o peso – normal, excesso e obesidade de diferentes graus.
Na segunda etapa, com base no índice de massa corporal, é analisado o aumento do risco de outras doenças decorrentes da obesidade, como por exemplo a diabetes ou a hipertensão arterial. É entregue a cada participante o seu relatório de risco com o objectivo de lhe facultar informação clara e útil.
Na terceira etapa, apenas destinada a pessoas com excesso de peso, e “porque somos mais sensíveis à experimentação e à vivência sensorial, o cenário de simulação permite aos participantes vivenciar 2 situações – como é viver com mais 10kg ou como é ter uma paralisia e défice visual resultante de um AVC, uma doença muito incapacitante, com grande prevalência em Portugal e elevada mortalidade” explica a Professora Ana Macedo, médica responsável da Keypoint, que desenvolveu o programa PESO DA SAÚDE.
Todo o percurso do programa é acompanhado e orientado por três técnicos da área da investigação em saúde e inclui um questionário confidencial sobre a perceção do “peso do peso” nas várias vertentes do dia-a-dia.
Segundo João Soares, Diretor Regional da Saúde, ” o combate e prevenção da Obesidade são duas das principais medidas da Direção Regional de Saúde patentes no Programa Regional de Saúde 2014-2016. Dadas as suas consequências na saúde e na qualidade de vida da população, constituindo um dos mais importantes problemas de saúde pública no nosso país, exige uma estratégia concertada, incluindo a promoção de hábitos alimentares saudáveis e de uma vida mais ativa. Nesse sentido, o projeto “Peso da Saúde” constitui uma ação de todo o interesse, à qual a Direção Regional de Saúde não poderia deixar de se associar, pois pretende contribuir para a melhoria da saúde dos Açorianos através da consciencialização da obesidade como patologia, sensibilizando para a sua prevenção e tratamento”.
No início de Setembro será apresentado em Lisboa o relatório resultante dos dados obtidos ao longo dos dois meses do programa PESO DA SAÚDE.