A estrutura móvel do projecto ARM ( Atmospheric Radiation Measurement), instalada no aeroporto da Graciosa poderá tornar-se definitiva anunciou hoje o Governo.
O presidente do Governo dos Açores assistiu esta manhã a um dos quatro lançamentos diários de um balão equipado com um emissor para transmissão de dados sobre radiação atmosférica, nuvens, aerossóis e precipitação.
O AMF (ARM Mobile Facility) consiste em abrigos, instrumentação e sistemas de gestão de dados e de comunicações para estudos climáticos. Uma equipa a tempo inteiro acompanha e mantém a estrutura para garantir que seja adquirido o melhor e mais completo conjunto de dados durante cada operação.
As informações são fornecidas continuamente, até o balão se desintegrar, cerca dos 25 mil metros de altitude.
Os dados são recolhidos 24 h / 7 dias da semana.
As medições contínuas obtidas pelos sensores e pelos instrumentos são recolhidas pelos computadores nos abrigos das operações.
Esses dados são habitualmente verificados para controlo de qualidade e transmitidos ao Arquivo de Dados ACRF para o respectivo armazenamento e para estarem acessíveis à comunidade científica internacional..
O AMF está disponível para colaborar com experiências de outras agências (especialmente aquelas que envolvam aeronaves).
Também pode acomodar outros instrumentos, para além, ou em lugar do dispositivo de base.
.
Um mínimo de dois contentores servem como abrigos. Estas estruturas abrigam vários instrumentos, bem como os computadores e sistemas de dados. Oferecem também espaço para uma pequena oficina, escritório e armazém para peças sobressalentes do solo.
O projecto ARM é uma iniciativa do Departamento de Energia dos Estados Unidos apoiada pelo Governo Regional e que tem como parceiros o Instituto de Metereologia e a Universidade dos Açores.