Projeto do Matraquilh​os Futebol Clube deve ser seguido e mais apoiado – PSD/A

O grupo “Cidadania” do Conselho Consultivo de Independentes (CCI), órgão de apoio ao PSD/Açores, enalteceu ontem o projeto “desportivo e social” do Matraquilhos Futebol Clube, num encontro que serviu para os elementos daquele grupo, que foram acompanhados pelo presidente do partido, Duarte Freitas, verificarem o trabalho desenvolvido pelo emblema da freguesia da Terra Chã, seguindo os treinos de duas das suas equipas de futsal.

“O Matraquilhos têm desenvolvido um trabalho muito eficaz no sentido de orientar os miúdos e de os apoiar. É um projeto muito interessante ao nível da coesão social, e mesmo ao nível de uma visão diferente da vida, que não passa pela apatia, pelas drogas ou por outro tipo de caminhos desviantes”, avançou Carlos Bessa, o responsável pelo grupo “Cidadania”.

Segundo o professor e escritor, “trata-se de um trabalho que merece toda a nossa admiração, pelo empenho e organização que todas estas pessoas conseguem mostrar. Parece-nos que, em termos de Região, será um exemplo a seguir, pois possibilita a integração destes jovens, dando-lhes oportunidades e, acima de tudo, dando-lhes esperança”, realçou.

Joel Neto, coordenador do CCI destacou exatamente “a vertente social de todo o projeto dos Matraquilhos, assente numa verdadeira família, onde todos ajudam todos, e em que as tarefas se cumprem, como bem diz o lema do clube, para além do futsal. É um projeto que visa integrar os jovens, nomeadamente os da Terra Chã e do seu bairro social, mas que mantém elevados índices competitivos”, salientou.

Para o escritor e jornalista terceirense, “tem sido um desafio coordenar o trabalho dos cinco grupos do CCI que, de uma forma gratuita e descomprometida, têm trabalhado para fornecer ao PSD/Açores contributos que possam ajudar a apresentar aos açorianos um projeto diferente do atual. A governação dos Açores atual tem ficado aquém de todas as expetativas, como o bem demonstram os rankings e estatísticas que todos os dias podemos consultar”.

“O nosso trabalho tenta também persuadir o PSD/Açores a regressar à sua matriz social-democrata e a oferecer aos açorianos soluções governativas genuinamente sociais. É também esse o mote de todo este trabalho”, revelou Joel Neto.

Fundado em 2006, o Matraquilhos Futebol Clube mantém atualmente a sua equipa principal de futsal na 2ª divisão nacional. No diálogo mantido com o presidente e o treinador principal do clube, Paulo Vieira e Nuno Vieira, Carlos Bessa e Joel Neto ficaram a par das expetativas do clube em ter um pavilhão e uma sede, “naquele que já é um projeto de freguesia”, e que vive algumas carências, apesar “da enorme entrega dos seus dirigentes e atletas, que vão exercendo as suas atividades com empenho e rigor”, consideraram.

O CCI divide-se em cinco áreas diferentes: Família, Desenvolvimento, Cidadania, Coesão e Economia. Os diversos grupos têm mantido reuniões ao longo de todo o ano, preparando uma convenção, onde serão apresentadas as respetivas conclusões, assim como será publicado um opúsculo com essas mesmas conclusões.

O grupo “Cidadania” elencou um conjunto de preocupações e propostas em torno da atual sociedade açoriana, entre as quais se contam a Educação, a Cultura, o Desporto e a Comunicação Social, das quais dará parte ao PSD/Açores.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here