Dezassete escolas dos Açores vão aplicar no ano letivo de 2013/2014 o projeto Fénix, de recuperação de alunos com dificuldades, sendo o objetivo combater o insucesso escolar numa das regiões do país com taxas mais altas.
No âmbito do projeto Fénix, as crianças com dificuldades de integração e aprendizagem “são pontualmente retiradas da turma e vão para uma turma especial, que se chama ninho, onde são objeto de atenção mais especial por parte de professores”, regressando depois, uma vez “ultrapassados os principais entraves à sua progressão”, à turma original, segundo o secretário regional da Educação.
Luiz Fagundes Duarte falava na escola secundária da Lagoa, em S. Miguel, à margem do início da formação de professores de matemática que vão integrar o projeto.
O secretário regional acrescentou que este projeto se soma a mais quatro medidas e iniciativas do Governo dos Açores que têm o mesmo objetivo: recuperar e integrar alunos em dificuldades, mas sem os “excluir, colocar num gueto, numa gaveta à parte”.
Assim, o projeto Fénix junta-se ao programa oportunidade, que existe desde 2001, mas terá mudanças este ano letivo, tal como Fagundes Duarte anunciou a 01 de agosto.
O programa Oportunidade, que funciona desde 2001, coloca os alunos com dificuldades de aprendizagem e casos de repetência no currículo regular em turmas mais pequenas e com um tratamento mais direto e personalizado.
No entanto, segundo Fagundes Duarte, o programa “foi sendo desvirtuado” e “criou-se a ideia de que os alunos com problemas de aprendizagem não deveriam estar integrados nas turmas regulares”.
“Eram enviados para o programa Oportunidade, onde ficavam como se fosse um sistema paralelo”, explicou.
Com as alterações agora definidas, os alunos ficam no programa Oportunidade por um período máximo de um ano, no fim do qual são reintegrados no ensino regular ou noutro tipo de ensino, consoante o nível em que se encontrem. No ano letivo passado estavam integrados neste programa 2.489 alunos.
Luiz Fagundes Duarte lembrou hoje que além destes dois programas, estão já no terreno equipas multidisciplinares de professores que percorrerão todas as ilhas para dar apoio a docentes do 1.º ciclo, a nível do Português e da Matemática. Neste caso, com este projeto, o objetivo é fazer também um “retrato” do 1.º ciclo na região, acrescentou.
A quarta medida que visa melhorar o aproveitamento escolar nos Açores é o aumento da carga horária a Português e Matemática no ensino básico.
O secretário regional da Educação acrescentou que a ideia é alargar o projeto Fénix a todas as escolas da região no ano letivo de 2014/2015, havendo a expectativa de que, nestas 17 escolas, haja já “alguns sinais na melhoria do aproveitamento dos alunos” no final do primeiro ano.
Segundo explicou, foram definidas metas, com cada escola a comprometer-se a atingir um determinado objetivo “por ano letivo” relacionado com a “taxa de sucesso” dos seus alunos.
O projeto Fénix já esteve em funcionamento, de forma experimental, em quatro escolas dos Açores no ano passado, tendo os alunos apresentado “resultados bastante entusiasmantes”, apesar de não se terem refletido ainda na média geral de casa escola, disse Fagundes Duarte.
Lusa