Projeto Ilhas de Inovação reúne parceiros europeus nos Açores

Os Açores acolhem a quarta reunião internacional de parceiros do projeto ‘Ilhas de Inovação’, do Interreg Europa, que decorre na ilha de São Miguel, de 7 a 9 de novembro.

Este encontro conta com a participação de cerca de três dezenas de parceiros insulares da União Europeia, que, durante três dias, se vão inteirar de algumas das boas práticas de inovação que estão a ser desenvolvidas no arquipélago para dar maior valor acrescentado a produtos dos Açores.

O programa inclui diversas visitas e reuniões para apresentação de projetos em curso, nomeadamente na Universidade dos Açores, no INOVA, no Centro de Interpretação da Cultura do Ananás, no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, na Central Geotérmica do Pico Vermelho e no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel.

O ‘Ilhas de Inovação’ é um projeto articulado, a nível regional, com a Estratégia de Especialização Inteligente – RIS3 e com a Agenda Açoriana para a Inovação, sendo esta reunião também uma oportunidade para a avaliação da sua execução nas várias regiões insulares onde se desenvolve.

O Governo dos Açores, através da Direção Regional dos Assuntos Europeus, participa neste projeto enquanto parceiro com entidades de outras regiões insulares, designadamente a Província da Frísia (Países Baixos), Guadalupe (Região Ultraperiférica de França), Samso (Dinamarca), Kuressaare (Estónia), Região do Egeu do Norte (Grécia) e Madeira.

O projeto, que decorre até 2021, pretende identificar, elencar, sistematizar e introduzir melhorias nas políticas de inovação, potenciando o empreendedorismo e novas atividades e produtos nas regiões parceiras, além de promover o intercâmbio de boas práticas entre estas regiões e dentro das próprias regiões.

O programa da deslocação inclui a realização, na manhã de 9 de novembro, no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, de um encontro dos vários intervenientes regionais do projeto com os participantes de fora da Região.

Este encontro conta com um painel debate onde intervirá o Professor Han Brezet, da Universidade de Delft, nos Países Baixos, um dos especialistas associados a este projeto.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here