Prometida protecção do Barreiro da Faneca

barreiro-faneca-santa-mariaO secretário regional do Ambiente e do Mar visitou, esta manhã, o Barreiro da Faneca, em Santa Maria, para se inteirar do andamento do projecto de remoção de plantas invasoras deste local, integrado na paisagem protegida de interesse regional.

 

 

 

Para Álamo Meneses em causa está a protecção de um paisagem única nos Açores, que estava em risco de desaparecer devido ao crescimento desordenado de espécies como o Pica Rato, Incenso, Pinheiro Bravo e Fetos.

 

 

“Ao contrário do que acontece na generalidade das nossas ilhas, onde a vegetação domina, o Barreiro da Faneca é uma paisagem tipo deserto, com solo castanho avermelhado completamente descoberto”, afirmou Álamo Meneses, sustentando que o Governo avançou com a intervenção porque “o equilíbrio natural (do local) desapareceu”.

 

 

 

O Plano de Eradicação da Flora Exótica Invasora do Barreiro da Faneca envolve cerca de doze mil metros quadrados, na área correspondente ao geosítio da Paisagem Protegida em Santa Maria.

 

 

A intervenção em curso prevê a proibição de entrada de viaturas, a criação do devido enquadramento paisagístico e colocação de informação para explicar o que o visitante pode ver no local.

 

 

Segundo Álamo Meneses, o governo pretende estabelecer contacto com os cerca de 20 proprietários de terrenos no local para comprá-los ou então concertar uma estratégia, com vista à protecção ambiental do Barreiro da Faneca.

 

 

No último dia da visita estatutária a Santa Maria, o SRAM visitou ainda alguns trilhos pedestres propostos para a ilha.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here