O secretário regional da Economia defendeu ontem, na Horta, “uma nova estratégia de promoção turística da Região, valorizando os produtos activos” que os Açores têm para oferecer aos seus potenciais visitantes.
A ideia foi avançada hoje por Vasco Cordeiro no final de uma audição com a Comissão de Economia da Assembleia Legislativa sobre as propostas de Orientações a Médio Prazo (2009-2012) e de Plano Regional de Investimento e Orçamento para 2009.
No âmbito do Plano para o corrente ano, o governante destacou o “aumento substancial” das verbas afectas aos sistemas de inventivos, possibilitando a criação de “condições para melhorar a capacidade de resposta” das empresas açorianas à conjuntura actual.
Em matéria de transportes aéreos e marítimos, o secretário da Economia disse que a principal aposta, pelos elevados meios que envolve, vai para a renovação da frota da SATA Air Açores e para a construção dos novos navios para o transporte de passageiros inter-ilhas.
Segundo afirmou, estão igualmente projectadas várias “infraestruturas que são essenciais para melhorar as acessibilidades” no arquipélago, como é o caso do reordenamento da frente-mar da cidade da Horta ou das obras programadas para S. Jorge, Pico, Flores e Corvo.
Com estes investimentos, o Governo quer “dar uma melhor resposta àquele que é considerado um dos centros nevrálgicos do desenvolvimento dos Açores e que tem a ver com as acessibilidades e com os transportes aéreos e marítimos”, acrescentou Vasco Cordeiro.