“Propagand​a” do Governo Regional “não tem tido efeitos” no combate ao desemprego

O líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, afirmou hoje que a “propaganda do Governo [Regional]” relativa ao combate ao desemprego “não tem tido efeitos práticos”, como atesta a estatística de um “flagelo” que “preocupa muitíssimo” o partido.
“Depois de termos, no ano passado, 21 medidas apresentadas pelo Governo [Regional] para combater esse flagelo, depois de nesse ano termos quase diariamente medidas apresentadas, o que constatamos é que a propaganda não tem tido efeitos práticos”, afirmou Duarte Freitas aos jornalistas, em Vila do Porto, Santa Maria, numa curta reação aos números hoje conhecidos sobre o desemprego.
Os dados do Serviço Regional da Estatística dos Açores (SREA) indicam que a taxa de desemprego nos Açores foi de 17% no primeiro trimestre de 2013, o que revela um acréscimo de 0,8 pontos percentuais relativamente ao três meses anteriores e de 3,1 pontos percentuais relativamente ao trimestre homólogo de 2012.
A nível nacional, a taxa de desemprego situou-se nos 17,7%, mais 0,8 pontos percentuais em relação aos três meses anteriores e mais 2,9 pontos em comparação com o primeiro trimestre de 2012.
Para o líder social-democrata açoriano, a situação exige que se faça algo, tanto mais que “ao longo do último ano o desemprego cresceu 20%, mais de 3.300 pessoas engrossaram as fileiras desta verdadeira tragédia que se passa na região”.
“O PSD tem dado sinal da sua preocupação, mas também tem apresentado propostas concretas. Espero que o Governo [Regional] tenha uma preocupação maior e cada vez mais com a efetividade das suas políticas e não tanto com o anúncio dessas medidas”, referiu.
Apesar do aumento do desemprego, os Açores registaram a segunda taxa de desemprego mais baixa do país, a seguir à região Centro (13,3%).
Segundo o SREA, a população desempregada nos Açores no primeiro trimestre de 2013 estimava-se em 20.001 pessoas, quando no trimestre anterior eram 19.354 e 16.716 no mesmo período de 2012.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here