Proposta do BE para referendar incineração debatida e votada no dia 1 de Dezembro

incineraçãoA alguns dias da proposta do Bloco de Esquerda para a realização de um referendo local ao projeto de incineração previsto para a ilha de São Miguel ser debatida e votada na Assembleia Municipal de Ponta Delgada, a deputada municipal do BE, Vera Pires, esteve nas ruas da cidade a alertar os munícipes para o prejuízo irreparável que a opção pela incineração irá provocar em termos ambientais e económicos.

“A escolha da incineração como solução para o tratamento de resíduos está longe de ser consensual. Esta decisão, porque afeta a qualidade de vida dos cidadãos e a sustentabilidade ambiental, porque envolve investimentos muito avultados e com repercussões também ao nível económico de muito longo prazo – a avançar, a incineração será um presente envenenado para várias gerações – não pode ser tomada sem um amplo debate prévio com as populações envolvidas”, disse a deputada municipal do BE em Ponta Delgada aquando da apresentação da proposta de referendo.

“Concorda que os órgãos do Município de Ponta Delgada sejam favoráveis à conceção e construção de uma incineradora de resíduos na Ilha de S. Miguel?” é a pergunta que o BE quer que os munícipes de Ponta Delgada respondam.

A proposta é votada a 01 de dezembro, e o BE estimula a população de Ponta Delgada a pronunciar-se sobre esta matéria, “porque a incineração é um negócio, com lucro para uns poucos e custos para todos, que não responde às necessidades dos cidadãos, em termos da defesa do ambiente, da saúde pública, da boa utilização dos recursos financeiros disponíveis, e porque existem melhores soluções alternativas”, defendem os bloquistas.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here