Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo em sete ilhas dos Açores

O Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores emitiu um alerta para hoje e amanhã devido ao agravamento do estado do tempo em sete das nove ilhas, devido a uma superfície frontal fria. 

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) as previsões apontam para vento forte a muito forte (50 a 75 quilómetros/hora) de sudoeste, até às 19h00 de hoje, podendo as rajadas chegar aos 100 quilómetros/hora.

As previsões para aquelas duas ilhas apontam ainda para precipitação por vezes forte entre as 12h00 e as 18h00. O estado do mar será alteroso a tempestuoso, com ondas de oeste de seis metros, condições que irão gradualmente melhorando com o cair da noite.

Já nas ilhas do Grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), as previsões apontam para vento de sudoeste entre as 17h00 de hoje e as 07h00 de terça-feira, altura em que se poderá registar vento forte e muito forte e rajadas até 100 quilómetros/hora.

A chuva poderá também ser forte naquelas ilhas entre as 23h00 de hoje e as 06h00 de terça-feira.

O mar estará alteroso a tempestuoso, com ondulação oeste de cinco metros.

O agravamento do estado do tempo nos Açores é provocado por uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte, segundo o IPMA.

A Proteção Civil dos Açores recomenda às populações que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here