O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à instabilidade associada a uma vasta zona depressionária, informa que nas próximas horas continuarão a ocorrer aguaceiros por vezes fortes em toda a Região, podendo ser de granizo e acompanhados de trovoada, especialmente nas ilhas dos grupos Central e Oriental.
Ainda no rescaldo da depressão “Julia”, o IPMA coloca em alerta laranja o Grupo Ocidental, para agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste até oito metros de altura, no período entre 20H00 de hoje e as 00H00 de quinta-feira, 21 de fevereiro, passando entre 00H00 de quinta-feira, 21 de fevereiro, e as 00H00 de sexta-feira, 22 de fevereiro, para um alerta amarelo.
No Grupo Central a precipitação forte deverá manter-se no período entre 22H00 de hoje e as 12H00 de quinta-feira, 21 de fevereiro, acompanhado de um alerta amarelo para trovoada, que atingirá também o Grupo Ocidental entre as 20H00 de hoje e as 12H00 amanhã.
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores aconselha a população a afastar-se das zonas costeiras, bem como a tomada de medidas gerais de precaução relativamente à precipitação e ventos fortes.