A proteção civil dos Açores alertou hoje para as previsões de chuva “pontualmente forte” nas ilhas das Flores e do Corvo, que estão sob aviso amarelo da meteorologia até às 18:00.
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, num comunicado, “recorda que o eventual impacto” dos efeitos da chuva “pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações”.
Entre as medidas recomendadas pela proteção civil está “a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento”.
A proteção civil pede ainda que sejam mantidos “limpos os sistemas de drenagem” e que sejam consolidados “telhados, portas e janelas”.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a passagem de “uma superfície frontal fria com ondulações, com atividade moderada a forte, provocará um agravamento do estado do tempo” nas Flores e no Corvo, havendo previsão de “precipitação pontualmente forte”.
Lusa