Proteção Civil registou 19 ocorrências em São Miguel

A chuva forte que se faz sentir na ilha de São Miguel, nos Açores, desde a madrugada de hoje já originou 19 ocorrências até ao início da manhã, mas sem provocar desalojados, disse fonte da Proteção Civil açoriana.

De acordo com a mesma fonte, a maioria destas ocorrências (14) ocorreu “no concelho de Vila Franca do Campo e as restantes na Povoação e Ponta Delgada” e estão relacionadas com “obstrução de vias, inundação de vias e em habitações”, mas “não havendo a registar, até ao momento, desalojados”.

No local estão equipas de “bombeiros, elementos da direção regional das Obras Públicas e dos Serviços Municipais de Proteção Civil”, adiantou ainda à agência Lusa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje para laranja o aviso meteorológico para o grupo oriental dos Açores devido às previsões de chuva forte, podendo ser acompanhada por trovoada.

Na quinta-feira, o IPMA havia colocado o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) sob aviso amarelo até às 09:00 de sábado.

Entretanto alterou e agora as ilhas de São Miguel e Santa Maria estão sob aviso laranja até às 15:00 de hoje, passando a partir daquela hora a amarelo até às 12:00 de sábado.

Sob aviso amarelo vai estar também o grupo central (ilhas Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) entre as 21:00 de hoje e as 12:00 de sábado, por causa das previsões de precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here