Prova de ‘downhill’ atravessa o interior da Câmara de Angra do Heroísmo

Os participantes de uma prova de ‘downhill’ vão atravessar, na próxima segunda-feira, o interior da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, em bicicleta.
“Sabemos que já é feito no Brasil e no México, mas penso que é a primeira vez que se faz uma prova ‘in door’ [dentro de portas] no país”, disse à agência Lusa, Gustavo Couto, coordenador do desporto das festas Sanjoaninas, que decorrem até 30 de junho.
A prova de ‘downhill’ urbano ‘Angra Down Garden’ já é organizada pela comissão das festas Sanjoaninas desde 2007, atraindo desportistas de dentro e fora da ilha Terceira.
Este ano, a organização decidiu inovar no percurso, passando pelo interior de um edifício e a autarquia aceitou o desafio, o que segundo Gustavo Couto foi uma “aposta arrojada”.
Os ciclistas vão partir do Alto da Memória, às 16:00, na segunda-feira, dia 24, descendo pelo Jardim Duque de Bragança até à Ladeira de São Francisco, onde entram pela porta lateral do edifício da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
 Lá dentro percorrem um pátio e um corredor e descem as escadas, saindo pela porta principal até à Praça Velha e terminam o percurso no Cais da Alfândega.
Segundo Gustavo Couto, esta prova já chegou a contar com a participação de ciclistas de outras ilhas e de Portugal continental, sendo um deles o campeão nacional de ‘downhill’ da altura.
“Já se começa a ouvir falar desta prova”, salientou, explicando que o percurso feito no Jardim Duque da Ilha Terceira é atrativo para os ciclistas devido ao seu grau de exigência, tendo em conta que é feito por escadas, “sempre em esse”.
O coordenador do desporto nas Sanjoaninas realçou, também, o facto de se aproveitar o traçado do jardim, não sendo necessário colocar obstáculos externos.
Cerca de 25% das atividades que integram as festas Sanjoaninas, durante dez dias, são ligadas ao desporto.
Segundo Gustavo Couto, nos últimos anos tem sido visível um aumento de visitantes que se deslocam às festas para participar nas atividades desportivas, sobretudo nas regatas e nas provas de BTT.
“Há aqui um mercado a ser aproveitado”, defendeu, salientando que é sobretudo o desporto de aventura e ligado à natureza que atrai mais turistas.
A comissão espera que a prova de ‘downhill’ atraia entre 20 a 30 participantes, sendo que já chegaram à ilha Terceira ciclistas de São Miguel, que se deslocaram de propósito para participar na atividade.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here