A posição da bancada socialista surge depois de o PSD/Açores ter revelado que apenas fará deslocar a Toronto, Canadá, três dos seus 18 deputados no Parlamento açoriano, alegando a necessidade de uma “contenção de despesas em tempo de crise”.
As comemorações do Dia da Região, que se assinalam a 01 de Junho, terão lugar este ano naquela cidade canadiana, para onde se deslocarão membros do Governo, deputados e convidados.
“O PSD/Açores não tem qualquer pejo em pôr em causa a celebração da autonomia em função de uma posição demagógica que alega a crise, quando, na verdade, esconde dos açorianos que a solução encontrada é a mais vantajosa para se comemorar o Dia dos Açores com as nossas comunidades”, refere o grupo parlamentar socialista, num comunicado enviado à Lusa.
“O fretamento de um avião da SATA Internacional vai custar cerca de 318 euros por pessoa, valor (que o PS/Açores considera) equilibrado, tendo em conta a grandeza da comunidade emigrante e a homenagem que a Assembleia Legislativa dos Açores presta ao deslocar-se a Toronto”, acrescenta o documento, assinado por Hélder Marques da Silva, líder parlamentar socialista.
As comemorações do Dia da Região, que anualmente coincidem com a Segunda-Feira do Espírito Santo (uma das maiores festas religiosas dos Açores), realizam-se alternadamente em todas as ilhas do arquipélago e nas comunidades de emigrantes do Canadá e EUA.