O PS, que tem maioria absoluta no parlamento dos Açores, disse hoje que aprovará propostas de quatro partidos da oposição para o orçamento regional de 2014, considerando que “este é o tempo de promover consensos”.
“Temos divergências políticas e ideológicas com todos os partidos da oposição. É normal e saudável que assim seja. Mas isso nunca se pode sobrepor ao interesse coletivo, sobretudo no tempo de exceção que atravessamos”, disse o líder parlamentar da bancada socialista, no encerramento do debate parlamentar sobre os documentos orçamentais dos Açores para 2014.
Saudando “o esforço de todos para a apresentação de propostas e ideias para o Plano e Orçamento”, Berto Messias garantiu que os socialistas vão aprovar iniciativas de toda a oposição, menos do BE, “com quem infelizmente não foi possível chegar a consensos”.
Berto Messias considerou que os documentos propostos ao parlamento regional pelo Governo açoriano “materializam uma agenda compensatória para amenizar os impactos da crise e das más opções políticas do Governo da República”.
Depois de destacar o “aumento dos apoios sociais”, às empresas e aos funcionários públicos, considerou que as opções políticas dos Açores deveriam ser “inspiradoras para o resto do país”.
Lusa