Os deputados do PS na Assembleia Legislativa dos Açores eleitos pela ilha Terceira congratularam-se hoje pelo modo “sereno e construtivo” com que o Governo Regional conduziu o processo de reestruturação do Serviço Regional de Saúde.
“Nos últimos meses, e por iniciativa do executivo, o Serviço Regional de Saúde foi amplamente debatido em todas as ilhas dos Açores, promoveram-se inúmeros debates e sessões de esclarecimento ao longo de um período de discussão pública, que teve uma elevada participação cívica que o PS regista e congratula”, frisou o deputado Domingos Cunha, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.
O Governo Regional apresentou no domingo a versão final do Plano de Ação para a Reestruturação do Serviço Regional de Saúde, depois de ter colocado um documento inicial à discussão pública.
Domingos Cunha salientou que, no caso do Hospital da Ilha Terceira, a versão final do documento elimina a extinção de especialidades médicas e a perda de autonomia administrativa da unidade, previstas inicialmente, lamentando que a proposta tenha sido “aproveitada pelo maior partido da oposição para um lamentável e irresponsável exercício de demagogia política”.
“A verdade é que, ao contrário do alarmismo social que a irresponsabilidade política da oposição tentou alardear, os três hospitais da Região irão manter, e em alguns casos reforçar, todas as especialidades existentes”, frisou.
O deputado acusou PSD e CDS-PP de terem tentado colocar açorianos contra açorianos ao afirmarem, por exemplo, que o executivo regional (socialista) pretendia encerrar centros de saúde, o que “não acontecerá”.
“PSD e CDS-PP passaram os últimos meses a criticar, a falar mal e a tentar assustar as açorianas e os açorianos. Propostas concretas no sentido de melhorar, objetivamente, o Serviço Regional de Saúde passaram completamente ao lado do PSD e do CDS-PP”, acusou.
Lusa